Soyuz Pular para o conteúdo

Laika, mascote da Soyuz

Blog

15 de dezembro de 2011 / Fábio Flatschart

Open Web Platform, HTML5, EPUB3 e o mercado editorial

, ,

ePUBOpen Web Platform (OWP) ou Plataforma Aberta da Web é um termo utilizado para agrupar tecnologias desenvolvidas pelo W3C (World Wide Web Consortium) e outras instituições que normatizam o uso de formatos e padrões abertos para Web.

Tendo o HTML5 em seu centro, a Open Web Platform é um ecossistema onde orbitam padrões e tecnologias, tais como CSS, SVG, MathML, ECMAScript, WebGL, Geolocation e inúmeras outras.

Mas por que o Mercado Editorial precisa estar de olhos bem abertos para esta “sopa de letrinhas” formada por essa infinidade de siglas e abreviaturas totalmente inteligíveis para quem não é iniciado no mundo da tecnologia? Vamos voltar um pouco no tempo…

O livro digital, também chamado de livro eletrônico ou eBook, trouxe para o mercado editorial os mesmos questionamentos que afligiram, e ainda afligem, as indústrias fotográficas e fonográficas:

  • Como posicionar e aproveitar a minha expertise diante dos novos formatos e suportes tecnológicos?
  • Qual tecnologia irá prevalecer após este período de transição no qual o “hype” do mercado dita modismos que podem estar superados em pouquíssimo tempo?
  • Como capacitar minhas equipes para os novos processos de produção e distribuição?
  • Como ter autonomia para criar e gerenciar aquilo que é o meu “core business” independente de como e onde ele será irá ser inserido e/ou distribuído?

As respostas não são simples e variam muito em função do modelo de negócio adotado/desejado por cada empresa, e, se alguém tiver a fórmula mágica favor me avisar! 😀

Diante deste cenário de transição e incertezas as tecnologias e formatos abertos são um norte confiável para a tomada de decisões que envolvem as questões acima. Jeff Jaffe, CEO do W3C aponta as vantagens da adoção de soluções Open Web Platform: “A platform for innovation, consolidation and cost efficiencies”  – Citado em “The future of applications: W3C TAG perspectives” e disponível em http://www.w3.org/2001/tag/doc/IAB_Prague_2011_slides.html

Perceberam as palavras chave?  Inovação, consolidação, custos e eficiência.

Por ser uma solução baseada em padrões abertos (HTML e CSS), o formato ePUB está se tornando referência no mercado editorial e sua adoção é, na minha opinião, um caminho sem volta para todas as casas editoriais. Sua última versão, o ePUB 3 foi recentemente oficializada como uma recomendação do IDPF (International Digital Publishing Forum) e incorpora os novos recursos do HTML5 e do CSS3.

Observação: A Amazon / Kindle, que investiu pesado em seu formato, o .MOBI, agora oferece também o Kindle Format 8 (KF8)

com suporte os recursos do HTML5 em seus novos tablets Kindle Fire.

Então, na prática, qual é novo universo de recursos que se abre com a adoção das tecnologias da Open Web Platform que são parte integrante do formato ePUB 3 ?

  1. Incorporação de áudio e vídeo diretamente no corpo de um documento HTML5
  2. Visualização e animação de gráficos vetoriais com o formato SVG (Scalable Vector Graphics)
  3. Exibição e controle de imagens bitmap com o elemento Canvas, que permite ao usuário, por exemplo, desenhar em tempo real na tela
  4. Uso de recursos de estilo do CSS3 como bordas arredondadas, sombras, transparências e colunas.
  5. API de Geolocalização que permite interagir com mapas e recursos de localização.
  6. Estreitamento da fronteira entre ePUBs e Aplicativos

Para conhecer todas as possibilidades acesse a especificação do formato ePUB3 em : http://idpf.org/epub/30/spec/epub30-overview.html.

O desenvolvimento de e-readers e dispositivos totalmente compatíveis com formato ePUB3 é uma questão de tempo por parte dos fabricantes e espera-se por novidades em 2012.

Trabalhar com as tecnologias Open Web Platform, não é só uma questão ideológica ou tecnológica , é antes de tudo uma questão estratégica.