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Laika, mascote da Soyuz

Projetos

Tecnologia para Educação /  UNOi Educação

Fi Experiência Educacional: Ensino Médio Digital

O Problema

Como desenvolver um conteúdo para educação que interesse ao adolescente de hoje? Como todos sabemos, é muito difícil concorrer com os Smartphones e Tablets. Por isso é muito importante a integração de conteúdos com as plataformas digitais. Assim surgiu o FI Experiência Educacional, uma inciativa de estratégia digital voltada à educação.

Solução

Entre 2014 e 2018, a Soyuz desenvolveu o FI Experiência Educacional: Ensino Médio Digital do UNOi Educacional do Grupo Santillana. Este projeto revolucionou a maneira de produzir publicações digitais e objetos educacionais digitais.

Fi Experiência Educacional

Tela inicial de um módulo do Fi com o sumário de capítulos.

Desenvolvimento

O projeto consistiu em 4 fases:

  1. Desenvolvimento  da experiência (UX) e interface;
  2. Desenvolvimento da metodologia de produção
  3. Desenvolvimento das ferramentas de produção;
  4. Produção dos objetos, revisão e melhoria contínua.

Prototipo

Então, na primeira etapa, a equipe da Soyuz juntamente com a equipe digital do UNOi Educação buscaram maneiras de criar uma experiência educacional de excelência. Assim, baseados em pesquisas de meios de utilização de ferramentas digitais por adolescentes. O foco era: uma grande experiência educacional para dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Produzindo a Experiência Educacional do Fi

Logo em seguida, buscou-se maneiras de transformar o conteúdo criado pela equipe editorial do UNOi em ferramentas multimídias, juntando texto, imagem, áudio, vídeo e outros objetos educacionais dinâmicos.

Assim, desenvolveu-se um sistema em que os diagramadores produziam os conteúdos na plataforma em que eles se sentiam mais confortáveis, o Adobe InDesign.  Então este conteúdo – juntamente com os objetos digitais e arquivos multimídia – eram enviados para a equipe de produção da Soyuz. Por fim nossa equipe transformava os módulos digitais de cada disciplina objetos em tecnologias Web.

No total foram 240 módulos multimídia para todas as disciplinas do ensino médio, totalizando o equivalente a 50 mil páginas impressas.

Durante todo o processo cerca de 20 pessoas de ambas as equipes foram envolvidas no processo.

O mais notável é que apesar do enorme volume de conteúdos e produção envolvidos, nenhum prazo foi perdido graças às metodologias ágeis aplicadas a gestão do projeto.