Blog

Clécio Bachini

11 de abril de 2016

Seja Camarada: desenvolva sites acessíveis

Dando inicio à campanha “Seja Camarada” da Soyuz, vamos falar um pouco sobre acessibilidade digital.

Desenvolver com acessibilidade, além de pré-requisito legal para o funcionamento da maioria dos sites, agrega tanto valor ao produto que é difícil encontrar alguma desvantagem ao aplica-la.

Muitos pontos que melhoram quando o projeto considera acessibilidade como requisito:

  •  Como a navegação e os formulários têm que ser simplificados, as experiência melhora para todos os usuários e assim a taxa de retenção e conversão aumentam.
  • A melhora de contraste de cores é boa para todos, inclusive na leitura em impressos e offline. Garantindo que todas as pessoas leiam os textos com mais conforto, garantimos também uma melhora da retenção.
  • A aplicação correta das TAGs semânticas faz como que o site fique melhor organizado e que os mecanismos de busca como Google e Bing entendam melhor o que os objetos querem dizer.
  • Falando em SEO, como temos que explicar de forma detalhada os objetos, colocamos palavras-chaves mais qualificadas, o que aumenta a chance de ligar a página às palavras corretas.

Ou seja, é tão bom que chega a ser surpreendente as barreiras que as pessoas colocam.

Para avaliar a acessibilidade do seu site, você pode usar uma ferramenta automática que ajuda a ter um panorama do que precisa ser melhorado:

 

Acessibilidade encarece o projeto? Claro que não! Veja uma discussão sobre o assunto aqui:

http://arquiteturadeinformacao.com/acessibilidade/

Quer acessibilidade no seu projeto, fale com a a Soyuz!

 

 



Entre em contato

Por favor, preencha os campos obrigatórios.