De nada adianta ter o melhor copo, feito do melhor vidro, com a melhor estética, que mantém a água fresca e potável, se as pessoas preferem beber água direto na garrafa, certo?
O Google Glass é um grande case de um produto que foi construído pelos melhores profissionais do mercado, para garantir que a experiência das pessoas ao usá-lo fosse a melhor possível, mas quando ele finalmente foi lançado, não vendeu. Foi um completo fracasso.
Porque de fato essa iniciativa, com muito dinheiro e marketing envolvido, falhou? Podemos dizer que foi a concorrência, cultura, hábito e até mesmo um mau planejamento, mas a verdade é que de nada adianta ter o melhor copo, feito do melhor vidro, com a melhor estética, que mantém a água fresca e potável, se as pessoas bebem água na garrafa. Você terá um produto incrível, mas que ninguém quer.
O pai da administração, Peter Drucker, afirmou que “Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência o que não devia ser feito de modo algum”. Isso significa que, mesmo que um produto seja construído pelos melhores profissionais do mercado, se ele não resolver o problema certo, será inútil.
Às vezes, temos uma equipe focada em tentar resolver um problema técnico, e é nesse momento que não se pode esquecer a questão de um milhão de dólares: Qual problema do usuário estamos de fato tentando resolver?
Para resolver o problema certo, é importante legitimar a discussão com os decisores envolvidos, consultar pessoas de fora com pensamentos diferentes, registrar as decisões, questionar o que está faltando, considerar várias categorias do problema, analisar as exceções positivas e sempre perguntar quais são os objetivos.
O fracasso de um produto aparentemente incrível é um cenário comum no mundo dos negócios, e muitas vezes ocorre porque a equipe está focada em resolver o problema errado. É essencial entender qual problema do usuário estamos tentando resolver e às vezes é necessário reformular o problema original para encontrar uma solução eficaz.
Por exemplo, o estudo de caso do “Elevador lento” mostra como a solução para o problema dos inquilinos insatisfeitos não foi uma atualização do elevador em si, mas sim a instalação de espelhos ao lado dele, o que proporcionou uma experiência mais agradável aos usuários.
O sucesso de um produto não depende apenas da sua qualidade técnica, mas principalmente da sua capacidade de atender às necessidades dos usuários.
Inspirações
“Reframe: Shift the Way You Work, Innovate, and Think” de Mona Patel
“Are You Solving the Right Problems?” de Thomas Wedell-Wedellsborg