Você sabe o que faz um produto ou serviço se diferenciar no mercado e atrair a atenção dos consumidores? Será que é apenas uma questão estética, conveniência ou preço? Ou será que existe algo mais profundo por trás disso?

A resposta é que existe sim algo mais: o design estratégico. Esse conceito vai além dos aspectos estéticos e técnicos de um projeto de design e busca criar soluções que atendam às necessidades, desejos e expectativas dos usuários em relação a um problema de experiência, gerando valor e diferencial competitivo para os negócios.

Neste artigo, vamos explicar o que é design estratégico, como ele funciona, quais são os seus benefícios e como você pode aplicá-lo no seu negócio.

Confira!

O que é design estratégico?

Design estratégico é a arte de articular os princípios de Design para criar soluções que antecipam e atendem às necessidades futuras dos clientes e da sociedade. Ele permite que uma organização amplifique suas qualidades de inovação e se diferencie no mercado, gerando valor e vantagem competitiva. Ele abrange uma visão holística e integrada da empresa e do seu contexto, levando em conta não só os aspectos estéticos e funcionais de um produto ou serviço, mas também os seus efeitos nas dimensões social, ambiental, cultural e econômica.

O design estratégico é uma forma de pensar e agir que busca resolver problemas complexos e interrelacionados, utilizando ferramentas como pesquisa (de experiência, mercado,etc), análise de dados, prototipação, teste e validação. Ele também é multidisciplinar, pois combina e integra diferentes disciplinas, práticas e métodos.

O objetivo do design estratégico é criar soluções que sejam desejáveis para os usuários, viáveis para a empresa e sustentáveis sob a perspectiva sócio-econômica. Ele também busca gerar valor para todas as partes interessadas envolvidas no projeto, como clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, stakeholders etc.

Confira também meu artigo sobre Planejamento estratégico em períodos de crise!

Como funciona o design estratégico?

O design estratégico se baseia em uma pesquisa profunda e abrangente dentro e fora da organização, envolvendo consumidores, mercado, tendências, concorrentes etc. O propósito final do processo é descobrir insights e oportunidades de inovação que não são evidentes, superando a trivialidade do lugar comum. O design estratégico pode ser usado para diversos fins, como por exemplo:

  • Influenciar a tomada de decisões estratégicas nas organizações;
  • Definir um modelo de negócios;
  • Definir uma visão estratégica corporativa;
  • Identificar novas oportunidades de negócios;
  • Fazer intervenções estratégicas no desdobramento tático dos produtos, serviços, processos e/ou estruturas organizacionais.

De maneira bastante simplificada, para praticar o design estratégico, é preciso seguir algumas etapas:

  1. Pesquisa imersiva: aprofundar o entendimento do contexto em que a empresa está inserida: mercado; tendências; usuários; clientes; parceiros; partes interessadas internas e externas. É preciso entender seus problemas, comportamentos, motivações, valores e necessidades. A informação pode vir da organização e do campo, exigindo esforço interdisciplinar e colaborativo;
  1. Análise crítica: interpretar os dados coletados na pesquisa e identificar padrões, insights e oportunidades. É preciso sintetizar as informações em conceitos claros e relevantes para os objetivos;
  1. Criatividade generativa: gerar ideias criativas para solucionar os problemas ou aproveitar as oportunidades identificadas na análise. É preciso explorar diferentes possibilidades e cenários futuros, conectando temas e perspectivas para romper com os padrões estagnantes. A criatividade é a maior inteligência natural que nos permite sobreviver e evoluir.
  1. Tipificação experimental: transformar as ideias em protótipos tangíveis que possam ser testados com os usuários ou stakeholders e classificados para validação. É preciso validar as hipóteses e verificar a viabilidade das soluções propostas;
  1. Execução continuada: implantar e executar as soluções validadas na prototipação, compartilhando a responsabilidade pelo desdobramento e continuidade após a realização do projeto. É preciso acompanhar os resultados e fazer ajustes conforme necessário continuamente.

Quais são os benefícios do design estratégico?

O design estratégico traz vários benefícios para as empresas que o adotam, como:

Inovação: o design estratégico estimula a criação de soluções originais e diferenciadas, que podem gerar vantagem competitiva e abertura de novos mercados;

Satisfação: o design estratégico foca nas necessidades e desejos dos usuários, oferecendo soluções que geram valor e encantamento;

Eficiência: o design estratégico otimiza os processos e recursos da empresa, reduzindo custos e desperdícios;

Colaboração: o design estratégico promove a integração e o alinhamento entre as áreas e os stakeholders da empresa, facilitando a comunicação e a tomada de decisão;

Sustentabilidade: o design estratégico considera os impactos econômicos, ambientais e sociais das soluções, buscando minimizar os danos e maximizar os benefícios para o negócio, planeta e as pessoas.

Precisa de um exemplo prático de caso de sucesso? 

Seria “chover no molhado” citar o caso da Apple, e detalhar como ela usou e vem usando o Design Estratégico no centro de suas decisões estratégicas de negócio, revolucionando diversos segmentos do mercado de tecnologia e reimaginando a experiência das pessoas no uso dos seus produtos e serviços. 

Então, imagine transformar uma fruta desconhecida em um produto de sucesso mundial, gerando saúde, energia e sabor para milhões de consumidores, ao mesmo tempo em que preserva a floresta amazônica e promove o desenvolvimento social das comunidades locais. Esse é o case da Sambazon, uma empresa que soube usar o design estratégico para criar soluções inovadoras, competitivas e sustentáveis à base de açaí orgânico.

A Sambazon nasceu em 2000, quando três amigos americanos se encantaram pelo açaí durante uma viagem de surfe ao Brasil. Eles perceberam o enorme potencial de mercado dessa fruta, rica em nutrientes e antioxidantes, nos Estados Unidos e na Europa. Mas eles também enfrentaram desafios, como a falta de conhecimento do público sobre o açaí, a dificuldade logística, conservação da fruta e a necessidade de preservar a floresta amazônica e as comunidades locais que dependem dela.

Para superar esses desafios, eles recorreram ao Design Estratégico, que os ajudou a definir a sua missão, visão, valores e proposta de valor. Além de criar todos os atributos e elementos de uma marca forte e autêntica, que comunica as qualidades e princípios do açaí e da Sambazon: saúde, energia, sabor, sustentabilidade e responsabilidade social.

O Design Estratégico também ajudou-os a construir sua cadeia de valor que envolve desde a produção orgânica e certificada do açaí na Amazônia até a distribuição e venda dos produtos nos mercados internacionais. Eles investiram em inovação e diversificação do portfólio, oferecendo produtos como sucos, sorvetes, smoothies, bowls e cápsulas de açaí.

O resultado desse trabalho de Design Estratégico foi impressionante: a Sambazon se tornou líder mundial no segmento de açaí orgânico e sustentável, com presença em mais de 20 países e faturamento anual superior a 100 milhões de dólares. Além disso, a Sambazon contribuiu para a conservação de mais de 800 mil hectares de floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico de mais de 30 mil famílias ribeirinhas.

Esse case mostra como o design estratégico pode ajudar uma empresa a criar soluções inovadoras, competitivas e sustentáveis, que geram valor para os usuários, para o negócio e para a sociedade. Sem romantismo.

Se você quer saber mais sobre como o Design Estratégico pode ajudar o seu negócio a crescer e se diferenciar no mercado, entre em contato para agendar uma conversa. Somos uma consultoria especializada em Design Estratégico e em resultados de crescimento para negócios que estão com desafios nas suas operações de produtos digitais.

Vamos conversar?

Inspirações: 

Planejamento estratégico na pandemia – Artigo da Solides

Design Estratégico e Branding:  valorizando experiências e produtos locais – o caso Sambazon – Dissertação de Felipe Marte Bezerra