A Taxonomia de Bloom, uma estrutura hierárquica para classificar níveis de pensamento, desempenha um papel crucial na construção de Objetos Didáticos Digitais (ODDs). Este modelo, com seis níveis de aprendizagem – lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar – oferece uma rota de progressão de habilidades cognitivas que pode informar a criação de materiais de aprendizagem eficazes.
Estruturando o Processo de Aprendizagem
O primeiro benefício da Taxonomia de Bloom no design de ODDs é a sua capacidade de estruturar o processo de aprendizagem de maneira eficiente. Os designers de ODDs podem usar a taxonomia para criar materiais de aprendizagem que abordam desde habilidades cognitivas básicas até as mais complexas. Isso não só ajuda a criar um equilíbrio entre habilidades de nível inferior e superior, mas também fornece um caminho claro para o progresso do aluno.
Avaliação eficaz da aprendizagem
A Taxonomia de Bloom é essencial não apenas para projetar materiais de aprendizagem, mas também para desenvolver ferramentas de avaliação eficazes. Ao criar atividades que refletem os diferentes níveis da taxonomia, os designers podem avaliar de forma mais precisa a compreensão dos alunos sobre um determinado tópico.
Promovendo o pensamento crítico
A criação de ODDs que englobam os níveis superiores da Taxonomia de Bloom pode ajudar a promover habilidades de pensamento crítico. Tais habilidades são essenciais para o aprendizado autodirigido e a resolução de problemas, que são cada vez mais valorizados na educação e no ambiente de trabalho.
Personalização da aprendizagem
A Taxonomia de Bloom também pode ser usada para criar ODDs personalizados que atendam aos diferentes estilos de aprendizagem e níveis de habilidade dos alunos. Isso possibilita aos designers a criação de materiais de aprendizagem que possam ser adaptados às necessidades individuais de cada aluno, garantindo assim um aprendizado mais eficaz.
Facilitação da comunicação
A taxonomia fornece uma linguagem comum que pode ser usada por todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Essa linguagem compartilhada garante que as expectativas e os objetivos sejam claramente compreendidos, facilitando a comunicação entre designers instrucionais, professores e alunos.
Em suma, a Taxonomia de Bloom é uma ferramenta poderosa para o design de ODDs. Ela fornece uma estrutura para a criação de materiais de aprendizagem eficazes que promovem a compreensão profunda, o pensamento crítico e a aplicação prática.
Referências
Forehand, M. (2005). Bloom’s taxonomy: Original and revised. In M. Orey (Ed.), Emerging perspectives on learning, teaching, and technology (em inglês).
Anderson, L.W., & Krathwohl, D.R. (2001). A taxonomy for learning, teaching and assessing: A revision of Bloom’s Taxonomy of educational objectives. Longman (em inglês).
Brookhart, S. M. (2010). How to assess higher-order thinking skills in your classroom. ASCD (em inglês).
NMC/CoSN Horizon Report: 2017 K–12 Edition (em inglês).
Krathwohl, D. R. (2002). A revision of Bloom’s taxonomy: An overview. Theory Into Practice, 41(4), 212–218 (em inglês).
A Soyuz é especialista em UX para Educação, utilizando Taxonomia de Bloom em Objetos Didáticos Digitais! Fale com a gente!