No mundo empresarial, muitas vezes existe uma negligência em relação ao planejamento. As empresas e profissionais muitas vezes focam apenas na forma de fazer as coisas, sem definir claramente a proposta de valor e resultados esperados. Como consultores, é importante entender bem o objetivo que se deseja alcançar para, juntos, desenhar o caminho que levará até ele.

Assista ao vídeo da conversa completa:

Um erro comum de algumas consultorias é o tratamento do framework como uma fórmula perfeita para solucionar todos os problemas. Apesar de ferramentas e frameworks auxiliarem no processo, é preciso entender o cenário em que se está trabalhando para aplicar as ferramentas corretas. O diferencial de uma boa empresa é saber pegar as ferramentas corretas para aplicar naquele momento, o que fará um resultado bom.

Fórmulas, frameworks e modelos são muito sedutores, pois parecem ser a solução para todo tipo de problema. Porém, é importante entender o contexto para saber qual pedaço da ferramenta pode ser útil e fazer as adaptações necessárias. A experiência é um diferencial importante, pois permite avaliar como se usa e define as ferramentas certas para cada projeto. Ter uma visão mais holística faz com que se entenda de forma sistêmica o que se quer alcançar, o que é muito importante para o sucesso empresarial.

Inscreva-se no canal da Soyuz no YouTube!