Gerenciar um produto em uma empresa pode ser uma tarefa complexa, exigindo uma equipe de pessoas trabalhando em conjunto. Existem quatro tipos de equipes que podem ser formadas para gerenciar o produto, sendo elas: o time que cuida do produto para sempre, o time de plataforma, o time de sistemas complexos e o time de habilitação. Cada equipe tem um papel específico no desenvolvimento e evolução do produto.

Assista ao vídeo da conversa completa:

Algumas empresas podem não estar preparadas para lidar com essa complexidade, mas é importante ter uma pessoa olhando para os próximos passos do produto para evitar a estagnação do negócio. Porém, é comum que os frameworks de agilidade e gerenciamento de projetos causem problemas nas empresas, já que muitas vezes não são aplicados corretamente. Por isso, é importante entender as necessidades específicas do produto e da empresa antes de definir um framework para o gerenciamento de projetos.

Além disso, é necessário ter clareza sobre as equipes que serão necessárias para gerenciar o produto. É importante ter, no mínimo, duas equipes distintas: uma equipe para manter o produto existente e outra para trazer os próximos passos do produto. Muitas vezes, as empresas confundem a técnica com o princípio de agilidade, o que pode levar a erros no gerenciamento do produto.

Em resumo, gerenciar um produto em uma empresa pode ser uma tarefa complexa, mas é importante ter equipes específicas para lidar com as necessidades do produto e da empresa. É necessário entender as necessidades específicas do produto e da empresa antes de definir um framework para o gerenciamento de projetos. Ter clareza sobre as equipes necessárias para gerenciar o produto e evitar confundir a técnica com o princípio de agilidade também são essenciais para garantir o sucesso do produto.

Inscreva-se no canal da Soyuz no YouTube!