Você sabe o que faz um produto ou serviço se diferenciar no mercado e atrair a atenção dos consumidores? Será que é apenas uma questão estética, conveniência ou preço? Ou será que existe algo mais profundo por trás disso?
A resposta é que existe sim algo mais: o design estratégico. Esse conceito vai além dos aspectos estéticos e técnicos de um projeto de design e busca criar soluções que atendam às necessidades, desejos e expectativas dos usuários em relação a um problema de experiência, gerando valor e diferencial competitivo para os negócios.
Neste artigo, vamos explicar o que é design estratégico, como ele funciona, quais são os seus benefícios e como você pode aplicá-lo no seu negócio.
Confira!
O que é design estratégico?
Design estratégico é a arte de articular os princípios de Design para criar soluções que antecipam e atendem às necessidades futuras dos clientes e da sociedade. Ele permite que uma organização amplifique suas qualidades de inovação e se diferencie no mercado, gerando valor e vantagem competitiva. Ele abrange uma visão holística e integrada da empresa e do seu contexto, levando em conta não só os aspectos estéticos e funcionais de um produto ou serviço, mas também os seus efeitos nas dimensões social, ambiental, cultural e econômica.
O design estratégico é uma forma de pensar e agir que busca resolver problemas complexos e interrelacionados, utilizando ferramentas como pesquisa (de experiência, mercado,etc), análise de dados, prototipação, teste e validação. Ele também é multidisciplinar, pois combina e integra diferentes disciplinas, práticas e métodos.
O objetivo do design estratégico é criar soluções que sejam desejáveis para os usuários, viáveis para a empresa e sustentáveis sob a perspectiva sócio-econômica. Ele também busca gerar valor para todas as partes interessadas envolvidas no projeto, como clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, stakeholders etc.
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Como funciona o design estratégico?
O design estratégico se baseia em uma pesquisa profunda e abrangente dentro e fora da organização, envolvendo consumidores, mercado, tendências, concorrentes etc. O propósito final do processo é descobrir insights e oportunidades de inovação que não são evidentes, superando a trivialidade do lugar comum. O design estratégico pode ser usado para diversos fins, como por exemplo:
- Influenciar a tomada de decisões estratégicas nas organizações;
- Definir um modelo de negócios;
- Definir uma visão estratégica corporativa;
- Identificar novas oportunidades de negócios;
- Fazer intervenções estratégicas no desdobramento tático dos produtos, serviços, processos e/ou estruturas organizacionais.
De maneira bastante simplificada, para praticar o design estratégico, é preciso seguir algumas etapas:
- Pesquisa imersiva: aprofundar o entendimento do contexto em que a empresa está inserida: mercado; tendências; usuários; clientes; parceiros; partes interessadas internas e externas. É preciso entender seus problemas, comportamentos, motivações, valores e necessidades. A informação pode vir da organização e do campo, exigindo esforço interdisciplinar e colaborativo;
- Análise crítica: interpretar os dados coletados na pesquisa e identificar padrões, insights e oportunidades. É preciso sintetizar as informações em conceitos claros e relevantes para os objetivos;
- Criatividade generativa: gerar ideias criativas para solucionar os problemas ou aproveitar as oportunidades identificadas na análise. É preciso explorar diferentes possibilidades e cenários futuros, conectando temas e perspectivas para romper com os padrões estagnantes. A criatividade é a maior inteligência natural que nos permite sobreviver e evoluir.
- Tipificação experimental: transformar as ideias em protótipos tangíveis que possam ser testados com os usuários ou stakeholders e classificados para validação. É preciso validar as hipóteses e verificar a viabilidade das soluções propostas;
- Execução continuada: implantar e executar as soluções validadas na prototipação, compartilhando a responsabilidade pelo desdobramento e continuidade após a realização do projeto. É preciso acompanhar os resultados e fazer ajustes conforme necessário continuamente.
Quais são os benefícios do design estratégico?
O design estratégico traz vários benefícios para as empresas que o adotam, como:
Inovação: o design estratégico estimula a criação de soluções originais e diferenciadas, que podem gerar vantagem competitiva e abertura de novos mercados;
Satisfação: o design estratégico foca nas necessidades e desejos dos usuários, oferecendo soluções que geram valor e encantamento;
Eficiência: o design estratégico otimiza os processos e recursos da empresa, reduzindo custos e desperdícios;
Colaboração: o design estratégico promove a integração e o alinhamento entre as áreas e os stakeholders da empresa, facilitando a comunicação e a tomada de decisão;
Sustentabilidade: o design estratégico considera os impactos econômicos, ambientais e sociais das soluções, buscando minimizar os danos e maximizar os benefícios para o negócio, planeta e as pessoas.
Precisa de um exemplo prático de caso de sucesso?
Seria “chover no molhado” citar o caso da Apple, e detalhar como ela usou e vem usando o Design Estratégico no centro de suas decisões estratégicas de negócio, revolucionando diversos segmentos do mercado de tecnologia e reimaginando a experiência das pessoas no uso dos seus produtos e serviços.
Então, imagine transformar uma fruta desconhecida em um produto de sucesso mundial, gerando saúde, energia e sabor para milhões de consumidores, ao mesmo tempo em que preserva a floresta amazônica e promove o desenvolvimento social das comunidades locais. Esse é o case da Sambazon, uma empresa que soube usar o design estratégico para criar soluções inovadoras, competitivas e sustentáveis à base de açaí orgânico.
A Sambazon nasceu em 2000, quando três amigos americanos se encantaram pelo açaí durante uma viagem de surfe ao Brasil. Eles perceberam o enorme potencial de mercado dessa fruta, rica em nutrientes e antioxidantes, nos Estados Unidos e na Europa. Mas eles também enfrentaram desafios, como a falta de conhecimento do público sobre o açaí, a dificuldade logística, conservação da fruta e a necessidade de preservar a floresta amazônica e as comunidades locais que dependem dela.
Para superar esses desafios, eles recorreram ao Design Estratégico, que os ajudou a definir a sua missão, visão, valores e proposta de valor. Além de criar todos os atributos e elementos de uma marca forte e autêntica, que comunica as qualidades e princípios do açaí e da Sambazon: saúde, energia, sabor, sustentabilidade e responsabilidade social.
O Design Estratégico também ajudou-os a construir sua cadeia de valor que envolve desde a produção orgânica e certificada do açaí na Amazônia até a distribuição e venda dos produtos nos mercados internacionais. Eles investiram em inovação e diversificação do portfólio, oferecendo produtos como sucos, sorvetes, smoothies, bowls e cápsulas de açaí.
O resultado desse trabalho de Design Estratégico foi impressionante: a Sambazon se tornou líder mundial no segmento de açaí orgânico e sustentável, com presença em mais de 20 países e faturamento anual superior a 100 milhões de dólares. Além disso, a Sambazon contribuiu para a conservação de mais de 800 mil hectares de floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico de mais de 30 mil famílias ribeirinhas.
Esse case mostra como o design estratégico pode ajudar uma empresa a criar soluções inovadoras, competitivas e sustentáveis, que geram valor para os usuários, para o negócio e para a sociedade. Sem romantismo.
Se você quer saber mais sobre como o Design Estratégico pode ajudar o seu negócio a crescer e se diferenciar no mercado, entre em contato para agendar uma conversa. Somos uma consultoria especializada em Design Estratégico e em resultados de crescimento para negócios que estão com desafios nas suas operações de produtos digitais.
Inspirações:
Planejamento estratégico na pandemia – Artigo da Solides
Design Estratégico e Branding: valorizando experiências e produtos locais – o caso Sambazon – Dissertação de Felipe Marte Bezerra